O GPS, Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global é uma das muitas invenções que evoluíram drasticamente com o passar dos anos e diferente do que muitos acham, não surgiu nos smartphones.
Estamos falando de um sistema eletrônico que emite coordenadas em tempo real para a navegação, conciliado com satélites denominado NAVSTAR.
Com fins militares, essa tecnologia foi inventada muitos anos antes de ser funcional e isso em 1995 custando bilhões de dólares. Essa tecnologia chega nos automóveis de solo brasileiro em 2008 no carro Fiat Linea, sendo assim o primeiro com o sistema de navegação embarcado do país.
Funcionando de maneira totalmente off-line, a navegação GPS embarcada era extremamente limitada, ou seja, não contava com atualização de tráfego em tempo real e o mapa não era atualizado automaticamente caso as vias mudassem. O custo para as montadoras terem essa tecnologia em seus veículos não era benéfico também, precisando pagar licença para fornecedores e atualizações.
Com o passar dos anos a navegação GPS embarcada foi dando lugar para os aplicativos de navegação dos smartphones, isso ficou totalmente dominante no mercado depois que os sistemas Android Auto e Apple CarPlay foram implantados nas centrais multimídias dos veículos.
Por Anderson Ferreira
Revisão Rafael Teixeira